MOSTRA DE TEATRO DE URUGUAIANA

De 31 de Outubro a 04 de Novembro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

AGRADECIMENTOS!

O grupo Eu Teatro, Tu Teatras? agradece a todos que compareceram a Mostra de Teatro de Uruguaiana, que terminou no dia 04 de novembro. O evento jamais aconteceria sem nossos apoiadores e patrocinadores, então agradecemos a todos! Agradecemos também a todos os grupos participantes, que também abraçaram a mesma causa! Muito obrigado a todos, até a próxima!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NOTA IMPORTANTE

Queremos comunicar que o espetáculo de abertura, Uma Estória Abensonhada, teve que sair da programação da Mostra de Teatro de Uruguaiana, mas em seu lugar, o espetáculo Dias Iguais será apresentado, no mesmo horário e local!

Para visualizar toda a programação, clique AQUI!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AS CUMADRE DO ALEGRETE

SINOPSE DA COMÉDIA GAÚCHESCA “AS CUMADRE DO ALEGRETE”

AS CUMADRE DO ALEGRETE é uma comédia teatral gaúcha inspirada no texto “Amor Gaúcho” do teatrólogo riograndense Ivo Bender. Mesmo a nossa história cômica tendo muito a ver com o original quanto à situação, os diálogos das personagens são muito diferentes.
A comédia do grupo teatral uruguaianense EU TEATRO, TU TEATRAS? conta a história do gaúcho Gonçalo e sua formosa noiva Ordália que desejam urgentemente casarem-se. Porém, Eritréia, a sogra não quer nada de safadezas antes das bênçãos do padre. Com isto, gera-se um impasse, pois o noivo Gonçalo não esta segurando suas vontades . O que fazer então? Surge na história típica teatral gauchesca o primo Eritreu que cria uma farsa, que ao invés de solucionar, gera um “xisme” ainda maior. Até um padre de origem italiana é chamado. Não perca a nossa comédia. É para rir e divertir-se!!!

Fotos:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ALICIRCUS

Sinopse:

O menino Alisson volta da escola com um trabalho para fazer sobre o circo... Mas não sabe nada sobre o assunto..... Quando cai no sono, um mundo circense se apresenta para Alisson através do sono, com vários personagens e muita cor! Com certeza, Alisson vai perceber que o circo é mais do que ele espera!

Fotos:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TRAPOS - A MAGIA DE BRINCAR

Sinopse

Trapos – A Magia de Brincar

Originalmente escrito e encenado pelo ator, diretor e dramaturgo gaúcho, natural de Rio Grande, Marlon Britto em 1998, Trapos – A Magia de Brincar conta a história de Rute, uma menina que já tem seus 12 anos, e por se achar pré-adolescente, não quer mais brincar. Uma atividade de teatro na escola incomoda muito a menina, que tem vergonha de subir no palco. Na casa da madrinha, que insiste para Rute fazer a peça da escola, ela conhece Geraldo Veludo, Lindinha Cetim, Bibi de Seda, Chiquita Chita e Emburrado Pano de chão, cinco trapos que ganham vida e trazem Rute para o maravilhoso mundo das brincadeiras e do faz-de-conta.

Foto:


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ENTRE 4 PAREDES

Sinopse
Na peça teatral “Entre quatro paredes” (1944), Sartre pondera-se sobre a questão da imagem e ilustra suas idéias filosóficas. A fenomenologia do Outro e do “ser para outro” foi um dos mais bem acabados pensamentos de Sartre. A dialética humana de “ser um com o outro” é central: ver e ser visto corresponde a dominar e a ser dominado.
Após morrer, três indivíduos vão parar no inferno (não se trata do estereotipado inferno cristão,com diabinhos, fornalhas etc.). Garcin, era um homem de letras. Pretendia ser um herói e foi um covarde. Seu maior tormento é que suas novas companheiras desvendam sua condição de covardia, que não pode ser mudada. É em vão que luta para fugir da pecha de covarde.
Estelle é uma fútil burguesa que ascendeu socialmente pelo casamento. Em nome do conforto, assassinou o bebê que teve com o amante e vê este, tomado pelo desgosto, suicidar-se. Tenta redimir-se atribuindo sua culpa ao destino. Deseja a paixão como forma de escapar à realidade.

Inês é homossexual, funcionária dos correios, agressiva, admite suas culpas. É a única que não procura se desculpar e compreende estar no inferno. O ódio a alimenta; sádica, goza com o sofrimento dos outros.
Não foram parar no inferno a toa: cada um responde por um crime. Estão confinados numa sala, sem espelhos, sem necessidade de se alimentar ou de dormir, por toda eternidade. São obrigados a se ver através dos olhos dos outros; olhos esses que não teriam sido os escolhidos para se conviver. Vaidosa e egoísta, é patético o desespero de Estelle por um espelho. Inês arregala os olhos para que ela possa se enxergar: ela se vê, tão pequenina... Tudo isso os incomoda bastante, pois não conseguem enganar uns aos outros por muito tempo e, aos poucos vão se constrangendo cada vez mais.

Prêmio:

11° FESTIVAL PEDRITENSE DE TEATRO 2009 - Dom Pedrito - RS
- Melhor Espetáculo Adulto (Juri Popular)

OLHOS MORTOS DE SONO

Olhos Mortos de Sono

A Associação Teatral Ágora Téspis traz para cena um conto de Anton Tchecov que trata da história de uma menina de treze anos que é explorada pelos patrões, de dia ela cuida de todos os afazeres domésticos e a noite cuida de um recém nascido que chora a noite inteira não deixando-a dormir levando ao extremo da insanidade.

Atuado pelos atores: Elton Melo, Diego Paz, Christian Bonilha e Marcia Guterres com Direção de Taiana Curvelo o espetáculo tem 40 min de duração.

Fotos:

TUDO PODE ACONTECER

“ A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”
Elaborado a partir da Obra de Leonardo Boff “ A águia e a Galinha - Uma Metáfora da Condição Humana”.

Sinopse:

Tudo Pode Acontecer conta história de um menino chamado Adan que ao fazer entrar em contato com os conteúdos da escola sobre os 40 anos da chegada do homem na lua, descobre a possibilidade de ir além. Com isto, surge no garoto a idéia de voar, poder tocar no céu. Desta forma, consegue embarcar numa viagem onde encontra diversos personagens da fazenda onde mora e no final uma grande surpresa.

O espetáculo.
TUDO PODE ACONTER, texto e direção de Paulo Melo é um espetáculo criado a partir de uma releitura do livro A Águia e a Galinha, a metáfora da condição humana, de Leonardo Boff. O trabalho para crianças propõe o desejo de sermos além do que somos, da necessidade de sonharmos acordados e correr atrás de nossos objetivos como homens bons, como gente que somos e necessitamos de respeito, de incentivo, de motivação para sermos “alguém” de boa índole e pensantes críticos na vida tão globalizada e “selvagem”. Para construir o espetáculo resolvemos trabalhar com teatro colaborativo, ou seja uma direção teatral mediadora que propõe o trabalho e todos fazem todos os personagens e todos discutem o trabalho. Desta forma, conseguimos uma qualidade cênica de virtuose e excelência muito elogiada no 11º Festival Pedritense de Teatro, onde como convidados da categoria infantil houve um sucesso de crítica e de público.

Fotos:


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O URSO

“O Urso”
De Anton Tchecov

Popova, viúva há sete meses, leva uma vida de recolhimento e de solidão, procurando fazer de sua casa um espaço semelhante ao do túmulo onde se encontra o seu tão amado marido. A sua única companhia é o alegre e leal mordomo Lucá. Mas tudo muda, quando o sossego fúnebre daquele lar é perturbado pela visita inesperada de um credor, que conseguirá muito mais do que uma simples cobrança…

Prêmios:

FIT 2009 - Itaqui - RS
- Melhor Espetáculo
- Melhor Direção
- Melhor Ator - Diego Paz
- Melhor Atriz - Taiana Curvelo
- Melhor Ator Coadjuvante - Elton Melo

11° FESTIVAL PEDRITENSE DE TEATRO 2009 - Dom Pedrito - RS
- Melhor Direção
- Melhor Ator - Diego Paz
- Melhor Atriz - Taiana Curvelo
- Melhor Ator Coadjuvante - Elton Melo
- Melhor Cenário

Fotos:

sábado, 26 de setembro de 2009

Uruguaiana novamente é destaque no 4° FESTCARBO

O grupo Eu Teatro, Tu Teatras? que representou Uruguaiana no 4° FESTCARBO, na cidade de Arroio dos Ratos, foi destaque na premiação do festival levando 9 prêmios, 4 na categoria infantil com o espetáculo Surrealice e 5 na categoria adulta com o espetáculo Dias Iguais, sendo que cada espetáculo recebeu 8 indicações. O 4° FESTCARBO aconteceu de 21 a 25 de setembro de 2009, no Museu Estadual do Carvão.

Confira os prêmios de cada espetáculo:

Dias Iguais:
- Melhor Direção Adulta
- Melhor Atriz Adulta - Gislaine Cogo
- Melhor Cenário Adulto
- Melhor Sonoplastia Adulta
- Melhor Iluminação Adulta

Surrealice:
- Melhor Espetáculo Infantil (Juri Popular)
- Destaque Especial do Juri - Melhor Maquiagem Infantil
- Melhor Ator Coadjuvante Infantil - Thomás Santos
- Melhor Atriz Coadjuvante Infantil - Ingrid Lucas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Uruguaiana é destaque na premiação do 11° Festival Pedritense de Teatro

Em um total de 22 prêmios, 14 foram para grupos de Uruguiana. Ágora Téspis que apresentou o espetáculo O Urso levou cinco troféus para casa na categoria adulta e o Eu Teatro, Tu Teatras? que concorreu na categoria infantil, ficou com 9 para o espetáculo Surrealice.
Confira as demais premiações:

Figurino infantil - Paulo Melo e Dionatan Rosa – Surrealice (Uruguaiana)
Figurino adulto - Alexandre Dill – Fenícias (Porto Alegre)

Cenário infantil - Paulo Melo e Dionatan Rosa – Surrealice (Uruguaiana)
Cenário adulto - Grupo Ágora Téspis – O Urso (Uruguaiana)

Trilha sonora infantil - Tiago Teobaldo – Surrealice (Uruguaiana)
Trilha sonora adulto - Daniel dos Santos e Camila dos Santos – Mulheres de Terreira (Santa Maria)

Iluminação infantil - Dionatan Rosa – Surrealice (Uruguaiana)
Iluminação adulto - Régis D’ávila – Mulheres de Terreira (Santa Maria)

Maquiagem infantil - Grupo Eu Teatro, Tu Teatras? por Surrealice (Uruguaiana)
Maquiagem adulto - Cleber Lorenzoni – O Incidente (Cruz Alta)

Atriz coadjuvante infantilIngrid Lucas – Surrealice (Uruguaiana)
Atriz coadjuvante adulto - Alessandra Souza - O Incidente (Cruz Alta)

Ator coadjuvante Infantil - Paulo Melo - Surrealice (Uruguaiana)
Ator coadjuvante adulto - Elton Melo – O Urso (Uruguaiana)

Ator infantil - Não houve premiação
Ator adulto - Diego Paz – O Urso (Uruguaiana)

Atriz Infantil - Não houve premiação
Atriz adulto - Taiana Curvelo (O Urso/Uruguaiana) e Márcia Mello (Fenícias/Porto Alegre)

Direção infantil - Dionatan Rosa – Surrealice (Uruguaiana)
Direção Adulto - Taiana Curvelo – O Urso (Uruguaiana)

Júri Popular infantil
1º Plunct! Plact! Zum! (Santana do Livramento)
2º Oz Porque Nossa Casa é Nossa Terra (Rosário do Sul)

Júri popular adulto
1º Entre Quatro Paredes (Rosário do Sul)
2º O Incidente (Cruz Alta)

Espetáculo infantil - Surrealice (Uruguaiana)
Espetáculo adulto - Fenícias (Porto Alegre)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DIAS IGUAIS

Por que Dias Iguais?

Ao fazer teatro é preciso respeitar o espectador, a troca realizada no ambiente teatral. Ator e platéia precisam estabelecer um momento único e crível de sentimentos, de pacto , de comunhão entre sujeitos. Assim são nossas tentativas, nossas pesquisas e direcionamentos - rumo para algo inesperado , mas que cada vez mais supri nosso desejo por fazer algo diferente, que acomode nossas almas, que responda nossas inquietudes e que melhore nossa maneira de enxergar o mundo tão avassalador.
Ao assistir nosso teatro é necessário deixar conduzir – se por percepções além do “fazer pensar”. É para sentir, mexer, remexer e ir para casa com algo que não encontramos em qualquer lugar, somente na arte.

Dias Iguais

Em algum lugar do espaço atemporal existe uma casa onde moram Ota e Gaia - duas irmãs que convivem com a culpa e não esquecem seus mortos – a mãe, o pai e a caçula. Certo dia Ota desiste do jogo de intrigas dando origem a revelações surpreendentes. A visita inesperada de Elidir faz emergir traumas do passado.

Sinopse do Espetáculo Dias Iguais

Ota e Gaia vivem em uma casa num local a temporal. Nesta casa, muito presente, fantasmas do passado assombra a vida desta duas irmãs que tem em seus universos tristezas, angústias e desespero. Com a visita do vizinho Elidir, tudo toma um curso assustador tento um final aterrorizante.
Dias Iguais foi concebido a partir de um curso de treinamento físico do ator como base para construção de cenas. Desenvolvido desde novembro de 2007, o espetáculo esta em constante processo de aprimoramento do trabalho.

PRÊMIOS:

FESTIVAL PEDRITENSE DE TEATRO 2008 - Dom Pedrito - RS
- Melhor Trilha Sonora - Paulo Melo

FIT 2009 - Itaqui - RS
- Melhor Iluminação - Paulo Melo
- Melhor Trilha Sonora - Paulo Melo

XVI FESTIVALE - Rolante - RS
- Melhor Atriz - Gislaine Cogo
- Melhor Direção - Paulo Melo
- Melhor Iluminação - Paulo Melo

4° FESTCARBO - Arroio dos Ratos - RS
- Melhor Direção - Paulo Melo
- Melhor Atriz - Gislaine Cogo
- Melhor Cenário - Paulo Melo
- Melhor Sonoplastia - Paulo Melo
- Melhor Iluminação - Paulo melo

FOTOS:


domingo, 9 de agosto de 2009

11° Festival Pedritense de Teatro

Dia 24 de agosto inicia o 11° Festival Pedritense de Teatro, na cidade de Dom Pedrito. O término do festival se dá dia 30 de agosto. Grupos de teatro de várias cidades do estado estarão presentes. Informações sobre a programação entre outras coisas podem ser conferidas no blog oficial do evento, clicando AQUI!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

AMOR ANGULAR

AMOR ANGULAR na essência a verdade, no amor a certeza!

Sinopse:

Na visão poética e filosófica da psiquê humana, Amor Angular (do original Amor, o Espetáculo), adaptado pelo Diretor Paulo Evandro, busca na alma da mulher suas ânsias, desejos, medos, revoltas e o tempo...
Um espetáculo eclético, onde a mulher é detentora, a mãe, o Cristo, no desejo cravado de viver e amar. Uma ação versada no dom da palavra, na busca do seu sentido, chave para todos os entendimentos.

PRÊMIOS:

6º FESTIVAL ESTADUAL DE DOM PEDRITO - RS
- Melhor Direção - Paulo Evandro
- Melhor Atriz - Lisiani Porto
- Melhor Sonoplastia - Paulo Evandro e Pablo Fagundes
- Melhor Iluminação - Sir da Cunha

12º FERTAI - Ibirubá - RS
- Melhor Iluminação - Sir da Cunha

Fotos:

Rosário em Cena transferido


O X Festival de Teatro Rosário em Cena foi confirmado para 09 a 15 de Novembro de 2009. Para maiores informações, pode-se visitar o blog oficial do evento clicando AQUI!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SURREALICE

O espetáculo SURREALICE - livre adaptação da obra ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, DE LEWIS CARROLL .

Sinopse:

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, tem deliciado leitores ou não, por mais de um século. Um conto clássico, já interpretado por muitos artistas famosos, é a história marcante de uma menina que embarca possivelmente na mais fantástica aventura da história da literatura e que durou mais do que as provações do tempo.
Alice é uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono. Ao seguir o apressado Coelho Branco, acaba caindo no maluco País das Maravilhas. Lá conhece o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre, o Dormidongo e o Chapeleiro e participa de um jogo de Críquete com a Rainha de Copas.
Alice distinguisse entre todos os outros contos da história da literatura como “padrão” pois a heroína não tem nenhum propósito ou dilema – ela apenas uma espectadora das coisas que acontecem ao seu redor; há pouco comprometimento com a realidade; e, finalmente, não há nenhuma lição a ser aprendida durante a história, será????

PRÊMIOS:

XVI FESTIVALE - Rolante - RS
- Melhor Ator Coadjuvante Infantil - Paulo Melo
- Melhor Iluminação Infantil
- Melhor Figurino Infantil
- Melhor Caracterização Infantil

11° FESTIVAL PEDRITENSE DE TEATRO - Dom Pedrito - RS
- Melhor Iluminação Infantil
- Melhor Figurino Infantil
- Melhor Maquiagem Infantil
- Melhor Trilha Sonora Infantil
- Melhor Cenário Infantil
- Melhor Atriz Coadjuvante Infantil - Ingrid Lucas
- Melhor Ator Coadjuvante Infantil - Paulo Melo
- Melhor Direção Infantil - Dionatan Rosa
- Melhor Espetáculo Infantil

4° FESTCARBO - Arroio dos Ratos - RS
- Melhor Espetáculo (Juri Popular)
- Destaque Especial do Juri - Melhor Maquiagem
- Melhor Ator Coadjuvante - Thomás Santos
- Melhor Atriz Coadjuvante - Ingrid Lucas

Fotos: